Yosemite - Anselmo Hoffmann

Parque Nacional de Yosemite

De todos os parques americanos que visitei, sem dúvida Yosemite é aquele que sempre quero voltar. Visitei o parque duas vezes, em 2 períodos diferentes do ano. Acredite, o parque muda completamente; cada estação tem seu seu encanto particular.

A primeira vez que fui foi em 2011, na primavera. As cascatas estavam cheias com o degelo no seu pico, havia muito verde e muita vida selvagem pelos arredores, como cervos e pássaros. 

Há várias maneiras de chegar. ao todo,  4 estradas dão acesso ao parque: a partir de junho pela fantástica Tioga Road, vindo do oeste. Linda estrada com vistas impressionantes (fechada no inverno); a partir de San Francisco passando por Buck Meadows; a partir de Los Angeles passando por Mercedes e Mariposa; e vindo do sudeste passando por Wawona e Yosemite west. 

Parque Nacional de Yosemite - 4h de San Francisco

Yosemite NP na primavera

Ficamos acampados, o que recomendo na primavera, verão e outono. No inverno, melhor ficar em hotel porque pode fazer muito frio à noite (cheguei a pegar -21ºC).

As áreas de acampamento são excelente, com toda a estrutura necessária, com lockers para proteger a comida de ursos, estacionamento, água e área para fazer fogo. Programe-se bem antes para conseguir vags nos acampamentos (pelo menos 6 meses antes).

O parque tem hotéis desde as cidades vizinhas, como Mariposa, Portal e Yosemite West e até dentro do parque (um pouco mais caros). Recomendo um hotel que fica logo na entrada do parque  em El Portal (junto ao portal de entrada do parque), pois ficar muito afastado pode ser desgastante  ao final de um dia exausto, quando se quer chegar logo no hotel para descansar. 

Yosemite no inverno

Trekkings e pontos fotográficos

Há muitas atividades em Yosemite, depende da época do ano. No inverno, há também áreas para esquiar.

Vou focar nas trilhas. Há diversas trilhas em Yosemite NP. Vou colocar aqui os principais atrações do parque.

- EL CAPITAIN: uma das principais montanhas do parque. Visto de vários pontos para fotografar ao longo do loop (estrada que faz a volta no parque).

- BRIDE VEIL WATERFALL

Visível do loop. Trilha curta até a cascata. Prepare-se para ficar molhado com spray da água que cai com muita força. 

- TUNNEL VIEW - Vista magnífica do vale. Cartão Postal do Parque. Mais bonito ainda quando o sol nasce e se põe.

- YOSEMITE FALLS

Facilmente acessíveis pelo loop. Trilha curta que segue até os pés da terceira queda. Muito bonito. No verão, vale muito a pena fazer a trilha até o topo da Cascata.

- MIRROR LAKE VIA VALLEY

Trilha curta que leva ao lago Mirror (Espelho), que tem belhos reflexos do Half Dome.

- VERNAL E NEVADA FALLS

Vernal e Nevada Falls, através da trilha da névoa é uma trilha de 10,3 km (ida e volta), bem traficada localizada perto de Yosemite Village. As duas cachoeiras são belíssimas, além dos vale. Está aberta de abril a novembro.

- HALF DOME TRAIL

Seguindo a trilha da Vernal e Nevada Falls, mais alguns km de ascensão o levarão ao ponto mais alto e belo do Vale: Half Dome. São 23 km ida e volta, com ascensão de 1.574m (trilha de nível difícil)

Não deixe de visitar MARIPOSA GROOVE, que fica perto, seguindo a oeste passando pelo túnel.  Impressionantes sequóias gigantes e seculares lhe esperam.


Yosemite NP

O parque é aberto o ano todo. É muito mais movimentado no verão. 

Divirta-se apenas andando pelo vale sem pretenção, contemplando a natureza, rodeado por uma cadeia montanhosa espetacular, com cascatas por todos os lados. 

Yosemite realmente nos transporta para o meio da natureza.

Idealmente, gaste pelo menos 5-6 dias no parque. 

Horsetail Firefall

Há um período do ano em que acontece um fenômeno único, raro e encantador no parque de Yosemite :a Cascata de Fogo. 

Quando há uma perfeita sincronia de 4 fatores, a pequena cascata que desce do El Capitain parece queimar como lava ao pôr do sol. É necessário um alinhamento perfeito das últimas luzes do sol, neve suficiente no topo do El Capitain, e derretimento suficiente para formar a cascata, além de ausência de nuvens bloqueando  luz solar. Consegui ver o fenômeno depois de 3 tentativas. Portanto, nem sempre acontece , nem todo ano. Mas testemunhar esse fenômeno, que durou pouquíssimos minutos, foi inesquecível, emocionante. Ver a água começar a ganhar um ton dourado da sua base ao seu inicio, foi incrível e inesquecível. 

Horsetail firefall

Powered by SmugMug Log In